Problemas nos dados cadastrais de clientes impedem o cumprimento de requisitos legais e de compliance, dados de contato incorretos causam aumento dos custos operacionais e geram desperdícios, baixa qualidade dos dados de produtos distorcem os resultados da empresa. Todos esses fatores aumentam o risco da empresa e diminuem a agilidade de introduzir novos negócios e produtos.
Essas questões são agravadas em empresas globalizadas e em empresas que sofreram processos de fusões e aquisições, pois os sistemas descentralizados aumentam a dificuldade para garantir a integridade e sincronização dos dados, gerando mais inconsistências e dados incorretos. Por isso, é necessário que algumas medidas sejam tomadas visando resolver os problemas de qualidade de dados e permitir a gestão das informações de forma ágil e permanente.
Processos de qualificação de informação empregam diversos recursos tecnológicos para garantir que todas essas questões sejam atendidas, empregando diversas etapas como, por exemplo, investigação e análise dos dados, formatação e padronização das informações, algoritmos sofisticados para comparação aproximada de textos, bem como a utilização de informações de referências confiáveis para validações e enriquecimento dos dados, geração de campos indicadores de status de qualidade/confiabilidade da informação, além de monitoramento e gestão da qualidade dos dados.
Os softwares de integração & qualidade de dados estão cada vez mais robustos e eficientes para permitir a análise detalhada, processar e tratar grandes volumes de dados, independentemente do ambiente tecnológico, sendo possível atuar de forma preventiva. Adotando a utilização desses processos e mecanismos na entrada dos dados, é possível identificar os problemas de forma real-time e aumentar o nível de qualidade das informações que serão armazenadas.
A customização e adaptação às necessidades e características do negócio de processos previamente desenvolvidos, encurtam o ciclo de desenvolvimento e o tempo de implantação das soluções, trazendo resultados sólidos e confiáveis rapidamente, abrangendo todo o ciclo de qualidade de dados para garantir e aumentar o nível de assertividade das informações. Os processos contemplam a identificação dos problemas de qualidade (data profiling), formatação, padronização e tratamento dos dados, enriquecimento com fontes confiáveis, identificação de duplicidades e escolha e composição dos melhores registros e, principalmente, de processos de monitoramento e gestão da informação.
O monitoramento e a gestão da informação torna-se fundamental devido à dinâmica dos negócios e velocidade dos processos tecnológicos e, sem essas etapas, em curto prazo após a implantação das soluções, novos problemas de qualidade surgem.
Os processos devem ser periodicamente ajustados e refinados para que os resultados obtidos, a consistência dos dados e a assertividade das informações sejam garantidos, atendendo todos os requisitos de negócios de forma permanente.
Por: Diogo Horta
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