quinta-feira, 14 de julho de 2011

O VELHO E A QUALIDADE

Um certo homem estava em uma estrada sem rumo, em certo momento parou para descansar de sua longa caminhada, já cansado sentou-se a beira da estrada e começou a pensar sobre as possibilidades que poderiam acontecer nos próximos dias.

Seu rumo ainda incerto, mas a sua vontade era encontrar um local bonito e que pudesse descansar em sua velhice já tão presente.

Mesmo cansado, levantou-se e continuou a caminhar, quando se deparou com um grande buraco em seu caminho.

Um pouco assustado, pensou novamente como poderia vencer aquele obstáculo, então diante do buraco deu um pulo sobre ele, conseguindo chegar ao outro lado, espantado com a sua reação imaginou, nossa, ainda tenho forças!

Depois deste ato de superação, sua motivação continuou ainda maior, não olhou para trás e continuou a caminhar.

Tempos depois novamente encontrou um novo buraco, este um pouco maior, parou e pensou como poderia chegar ao outro lado.

Novamente conseguiu encontrar forças para vencer esta barreira, e feliz, imaginou como poderia já tão cansado novamente saltar um buraco, porém este um pouco maior.

Fitou seu olhar para o horizonte daquela estrada e notou a presença de novos buracos, de fato não conseguiria continuar sua viajem com tantas barreiras.

Neste momento olhou para traz e viu aqueles dois buracos que já havia superado, porém neste momento tomou a iniciativa de voltar e tampar aqueles buracos, mesmo sem ferramentas e com as próprias mãos completou aquela árdua tarefa.

Em seu pensamento imaginava outras pessoas tendo a mesma dificuldade, por isso encontrou seu objetivo que era a de ser útil para terceiros tampando os buracos daquela estrada, mesmo não sendo reconhecido, manteve-se firme em seu objetivo.

Ao final desta estrada e após inúmeros buracos tampados, o velho homem já cansado e sujo acabou indo ao chão, sozinho em meio ao nada, começou a chorar devido a sua solidão e também a falta de apoio.

Logo após alguns minutos chegou próximo a ele, um menino e perguntou, o que o senhor faz deitado no chão?

O velho novamente assustado olhou para o menino pensando de onde ele veio? E perguntou, qual o seu nome? O menino logo respondeu, Qualidade.

E o que você faz aqui Qualidade?

Eu sou responsável pela preservação dos buracos.

O velho chateado indagou, mas como assim? Você quer preservar os buracos?

Sim, respondeu Qualidade, estes buracos tem como sua função de proteger sementes que acabo de colocar, e quando você tampou os buracos, matou estas sementes, pois ainda novas, elas necessitam de ar.

O velho novamente perturbado pergunta, plantar arvores tudo bem, mas no meio de uma estrada não é o correto não é?

Qualidade respondeu, isso não é uma estrada e sim canal de acesso ao rio mais próximo, onde busco agua para estas sementes.

O velho pergunta novamente, eu não quero ser chato, mas isso parece uma estrada, e porque você tem tanto interesse em plantar arvores?

Qualidade salientou que o local estava sem qualquer cuidado e por isso resolveu plantar sementes para deixar o local mais bonito e por fim transformar o ambiente em algo mais saudável, mesmo sendo menino comentou que a sua função era fazer o melhor e não apenas seguir padrões.

O velho homem por fim levanta-se do chão e olha para o menino dizendo, hoje aprendi algo que em minha vida inteira não tive oportunidade de apreender, o conhecimento não está apenas no tempo e sim está também na inovação das atitudes.

A Qualidade está além de um simples papel ,procedimento ou norma, está na da vontade de querer fazer, refletindo exatamente em algo novo com atitude e objetivo.

Pensando nisso o velho seria a vontade aliada ao procedimento, papel ou norma, mesmo tendo boa vontade, e o menino representa a inovação de fazer para melhorar algo, porém respeitando valores importantes.

O velho não está errado em querer ajudar por vontade, mas procurar envolver-se com o problema não é na realidade esconder o mesmo, pois sempre agimos por intuição, e o menino tomou atitude baseada pela razão de um objetivo necessário, onde se tem uma breve relação entre a necessidade de fazer e a busca pela melhoria.

Normas, procedimentos e papeis são necessários, mas a Qualidade está além disso tudo, ela esta na ação diária de algo novo e no comportamento de cada pessoa, pois como seria a sua empresa, se todos fossem preocupados com os problemas, mas a cultura não é de prevenção.

E você o que tem feito? Tampado buracos ou desenvolvendo ações de melhoria?

Por: Zafenate Desidério

Nenhum comentário: